Homenagem a Penna Filho
Adalberto Penna , um cineasta brasileiro contemporâneo, "operário do cinema" e multiartista foi o homenageado pelo programa Qualifica SC Cine.
Fabi Penna
8/25/20241 min read
Adalberto Penna ou Penna Filho, um dos maiores cineastas brasileiros contemporâneos, foi o artista homenageado pelo programa Qualifica SC Cine.A estética de seus filmes foi ponto de partida para a concepção e comunicação visual do projeto, utilizando cenas das obras Victor Meirelles – Quadros da História, de 1996,Fendô – Tributo a Uma Guerreira, de 2015, e Das Profundezas, de 2015, para ilustrar o site do programa, este memorial e outros materiais gráficos.
Penna, como ficou mais conhecido,começou a trabalhar em rádios, ainda no Espírito Santo, aos 16 anos. Em 1959, foi para São Paulo e, três anos depois, deu início à carreira como cineasta. Ao longo da vida profissional, passou por diversas experiências em programas de TV e no cinema. Viveu de perto o coletivo “Boca do Lixo”, trabalhou com Mazzaropi, exerceu funções como locutor, rádio-ator, redator, repórter, produtor e diretor artístico.
Na década de 90 chega em Florianópolis e consegue realizar seu sonho de ter sua própria produtora de cinema.Por 20 anos assume o comando da Penna Filho Produções mergulhando nas entranhas de Santa Catarina fazendo emergir personagens e histórias que podemos conferir em seus curtas,médias e longas documentais e de ficção.
Penna Filho fez sua última diária por aqui em 30 de abril de 2015.
Link para acessar o Memorial do QUALIFICA SC
https://www.cultura.sc.gov.br/publicacoes/memorial-qualifica-cine-sc

